terça-feira, 20 de maio de 2014

Livros: Sr. Bentley, o Enrraba Passarinhos

Depois do escândalo gerado por este livro e outros que a Saída de Emergência queria oferecer, não podia deixar de o ler.


Autora: Ágata Ramos Simões
Sinopse: Sr. Bentley, o Enraba-Passarinhos, irá provocar incontroláveis convulsões aos amantes das ditas avezinhas e a qualquer incauto que ainda não tenha compreendido as verdades do mundo. É um clister moral, uma purga mal-pensante, um insulto ao bom-gosto, um gosto pelo insulto, um compêndio de palavras feias e um espelho do Portugal politicamente correcto em que o leitor habita. O Sr. Bentley não conhece travão e nada tem de sagrado. Mais do que uma pedrada no charco, é um verdadeiro pontapé nas penduricalhas miudezas deste pântano à beira mar encalhado; Portanto, leitor, acomode a coquilha sobre as jóias da família, proteja os dentes, e prepare-se para a porrada, porque o Sr. Bentley é um peso-pesado. Um Atlas que carrega com alegria sobre os ombros tudo o que de mais abjecto, medonho, mesquinho, estúpido e medíocre os portugueses têm… e, por isso, é um verdadeiro encanto. Pensando bem, caro leitor, tire daí a mãozinha; este livro não é para si!


Este livro chegou às luzes da ribalta de uma forma no mínimo caricata: ia ser distribuído num banco, assim como outros, para promover hábitos de leitura dos seus clientes. Não o chegou a ser por considerarem que não era próprio para todos os públicos. Só por isso, tinha de o ler.

Este livro é uma sátira onde se contam muitas verdades. O Sr. Bentley personifica uma imagem de vilão tresloucado, que não respeita nada nem ninguém. Contudo, no decorrer da história, vamos descobrir que o Sr. Bentley é muito mais que isso. Escrito num tom coloquial, com uso do calão que todos conhecemos, não é um livro para todos os gostos. Ou gosta-se...

Recomendo a quem tenha uma mente aberta e não se importe de enfrentar uma boa dose de calão.

Classificação: 4 estrelas

Um comentário:

  1. Muito obrigada pela review e pelo comentário positivo! (Ah, e o Sr. Bentley também gosta quando dizem bem dele).

    Um abraço!

    Ágata S.

    ResponderExcluir