domingo, 29 de dezembro de 2013

Chá de Domingo #20: Balanço de 2013

Vamos lá a uma pequena retrospectiva do ano!

No desafio de Leitura da Goodreads, fiquei-me pelos 60 livros, ou seja, muito aquém do objectivo de 100. Em 2014, vou tentar de novo a mesma meta.

O grande ponto alto e, infelizmente, também o mais baixo foi o concurso de escrita para cinema em que participei. Bom porque consegui chegar à final e porque divulguei bastante a minha escrita, mau porque a votação final foi marcada pela fraude de um dos concorrentes.

Em termos de publicações de contos, este ano fiquei-me pela Lusitânia 2 com A Carta. Publiquei um pequeno ensaio O mar e o Ser Português no número 11 da revista Nova Águia. Contudo, foi um ano muito produtivo no Fantasy & Co, com diversos contos a serem publicados no blogue:
Para além disso, o Fantasy & Co lançou a antologia O Legado de Eros, na qual tenho o conto A Primavera. O meu conto Anjos da Morte foi publicado no Blogue Sofá dos Livros.

Não consegui terminar nenhum livro, apesar de ter participado em dois Camp Nanowrimo, mas realizei o beta reading de dois livros.
Para além disso lancei o meu primeiro ebook, uma colecção de contos do meu universo ficcional Era Dourada, que já recebeu várias opiniões muito positivas: http://pedro-cipriano.blogspot.pt/2013/09/criticas-compilacao-de-contos-da-era.html

Por fim, durante o ano de 2013 nasceu a Editorial Divergência, na qual fui fundador. Com este projecto editorial pretendo agitar o merca do de ficção especulativa em Portugal, promovendo novos autores. Até ao momento foi um desafio aliciante.

No blogue, iniciei a rubrica Chá de Domingo, a qual teve uma resposta muito positiva. Procurei abordar temas de interesse geral para os amantes da literatura e considero que fui bem sucedido. Fiz também reviews aos livros que li e divulguei projectos de outros escritores. Os artigos mais lidos do meu blogue foram:
  1. Operação Curta Metragem: Comunicado Final
  2. Passatempo Madalena Santos
  3. Chá de Domingo #1: Deitar Livros para o Lixo
  4. Procuram-se Leitores Beta: A menina dos Doces
  5. Procuram-se Leitores Beta: Caderno Vermelho

Escrevi também a minha tese de doutoramento, que me deu a volta ao miolo e tornou as postagens do blogue em fôlegos erráticos e com uma qualidade um pouco abaixo do normal durante as últimas semanas do ano. Em resumo, foi um ano muito produtivo a todos os níveis. Encerro esta retrospectiva com votos de um excelente ano 2014 para todos os leitores do meu blogue e amantes de literatura em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário