segunda-feira, 27 de agosto de 2012

A selva

Nada deixava Guchu mais deprimido do que relembrar os três anos que passara naquele planeta azul. Poderia até ser interessante a posição de diplomata numa civilização de macacos, contudo, as suas atitudes deixavam-no quase sempre à beira de um ataque de fúria. Felizmente, a manhã estava solarenga e a comissão terminava nesse dia. O seu transporte não tardaria.

À primeira vista até se podia pensar que estávamos perante uma civilização evoluída e inteligente. Havia uma sociedade e a tecnologia desenvolvia-se a bom ritmo. Ainda bem que o tinham enviado, caso contrário iriam achar que estavam perante seres sofisticados.

A coisa mais irritante acerca daqueles macacos era sem dúvida o cuidado que tinham em manter certos rituais obsoletos. Todas aquelas formas demoradas de cumprimento esgotavam rapidamente a sua paciência.

A segunda coisa era no mínimo idiota, pois aqueles macacos adoravam manter aparências. Uma facção podia estar no limiar da pobreza ou derrota, contudo os seus líderes comportavam-se como se nada se passasse. Mais valia manter as aparências na queda do que descuidar o sorriso na vitória.

A última, e não menos ridícula, era o facto destes primatas passarem grande parte do tempo a tentarem enganar-se uns aos outros. Todas as regras e costumes eram tais que era sempre possível tirar partido do outro de maneiras muito pouco claras e nada justas. Este tipo de falcatruas era bastante frequente.

Apesar da bazófia e de se acharem com um grande poderio militar e armas devastadoras, estes mamíferos não faziam ideia do que se passava no resto do universo. Se imaginassem, nunca quereriam deixar aquela rocha periférica. No somatório de tudo, se lhe pedissem um relatório detalhado, ele poderia resumir a sua experiência, em jeito de anedota, numa palavra “inofensivo”.

Naquele momento recebeu uma mensagem, avisando-o que rebentara uma nova guerra no sector Gamma contra os lagartos e que os transportes poderiam estar condicionados durante a duração do conflito. Pouco depois recebeu outra e quase adivinhou o seu conteúdo. A missiva informava-o que acabara de ser promovido e que a sua comissão se prolongaria por outros três anos.

Frustrado, passou o resto do dia a escrever um relatório detalhado sobre o que se passara durante os últimos 36 meses. Já caíra a noite quando ele o leu e alterou pela última vez. Então, num instante de fúria, apagou todo o texto e enviou apenas “Inofensivo e primitivo. Tirem-me daqui!”.

Este texto foi escrito como trabalho de um grupo de escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário